Mais de 20 mil novas contratações até 2026: concursos federais se fortalecem com previsão do governo!

Previsão inclui chamadas do CNU 2025 e excedentes de concursos vigentes; PLOA 2026 reserva quase 90 mil vagas no serviço público.

Maria José

Maria José

Mais informações

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que mais de 20 mil contratações via concursos federais estão previstas até o final de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao jornal Correio Braziliense e reforça o compromisso do governo com a reposição e renovação do funcionalismo público.

Segundo apuração da Carranza Cursos, esse número supera as 18 mil contratações inicialmente previstas quando a pasta foi criada, em 2023. A ministra destacou que a renovação do quadro funcional tem ocorrido com profissionais de faixa etária abaixo da média atual, mas com experiência prévia no setor público ou privado.

“Até o fim de 2026, deve-se cumprir uma entrada de mais 20 mil pessoas. E o interessante é que a entrada tem sido de uma idade não tão jovem, mas bem abaixo da idade média atual, de 30 e poucos, 40 anos”, afirmou Dweck.

Chamadas ocorrerão até o meio de 2026

Com a proximidade das eleições de 2026, o governo pretende realizar as convocações até meados do próximo ano. A previsão é de que sejam chamados os aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 e os excedentes de editais vigentes.

“Neste ano, vamos soltar um chamamento de alguns concursos. E, no ano que vem, mais um pouco. A nossa previsão é de que, para todos esses concursos que estão em aberto, as chamadas devem ser até o meio do ano”, explicou a ministra.

Entre os excedentes estáo os aprovados na primeira edição do CNU, realizada em 2024. A Secretaria de Orçamento Federal (SOF) já concedeu o atesto orçamentário para a nomeação desses candidatos, e os normativos devem ser publicados ainda em setembro.

Candidatos em cadastro de reserva deverão manifestar interesse até quinta-feira, 18 de setembro, indicando para cada cargo se desejam ou não continuar concorrendo às vagas. As nomeações ocorrerão em diversos órgãos da Administração Pública Federal.

PLOA 2026 reserva 89 mil vagas em concursos federais

Apesar do contexto eleitoral, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 prevê um total de 89.058 vagas para concursos federais. A maior parte das oportunidades está concentrada no Poder Executivo Federal, com 11.382 vagas.

Dessas, 3.652 estão reservadas para nomeação de aprovados na segunda edição do CNU. Há ainda previsão para chamadas de excedentes e possíveis novos certames.

O impacto financeiro estimado é de R$ 1,5 bilhão, valor que também contempla convocações para o Judiciário, Legislativo, Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério Público da União (MPU).

Educação deve ampliar contratações com novo projeto de lei

Outro destaque é a previsão de um novo Projeto de Lei (PL) para criação de cargos destinados a professores e técnicos-administrativos da área da Educação. A proposta deve ser enviada em breve ao Congresso Nacional, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.

As novas vagas permitirão a realização de concursos em universidades e institutos federais. De acordo com a ministra Esther Dweck, essas contratações não estão incluídas nas 11.382 vagas do PLOA 2026. Somente na Educação, a previsão é de mais de 22 mil nomeações, elevando o total de contratações previstas para o próximo ano.

A Carranza Concursos segue acompanhando todas as atualizações sobre o certame e trará, em breve, análises aprofundadas sobre o edital, estratégias de preparação e novidades para os candidatos.

Acelere a sua aprovação em concursos!

Transforme 2025 no ano da sua aprovação. Junte-se ao nosso Grupo VIP de estudos e tenha acesso a uma série de aulas e MAIS de 18 materiais gratuitos que vão REVOLUCIONAR sua preparação para concursos públicos.

Últimas notícias