A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) está confirmada para 2025, mas ainda gera expectativas quanto à definição da banca organizadora responsável pela condução do processo seletivo.
De acordo com o Projeto Básico, acessado em abril por veículos especializados, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu um critério técnico rigoroso para a seleção da instituição responsável:
A banca precisa comprovar, por meio de atestados de capacidade técnica, que já organizou concursos públicos em nível nacional com no mínimo 750 mil inscrições homologadas.
Com base nesse requisito, apenas quatro bancas examinadoras estão qualificadas atualmente para assumir o desafio do CNU:
Cebraspe
Fundação Getulio Vargas (FGV)
Fundação Cesgranrio
IBFC
Foi a responsável pela organização do TSE Unificado, que contabilizou mais de 637 mil candidatos. Apesar de não alcançar o número exigido no edital anterior, a banca já demonstrou grande capacidade operacional e pode ser considerada pelo MGI.
Está à frente do concurso do Ministério Público da União (MPU), que atraiu mais de 241 mil inscritos. Também tem um histórico sólido na realização de concursos federais e estaduais de grande porte.
Organizou a primeira edição do CNU, em 2024, com mais de 2,1 milhões de inscrições. Apesar dos números expressivos, problemas logísticos e falhas operacionais na condução da prova deixaram a banca com baixa avaliação interna no Ministério, o que pode diminuir suas chances de ser reconduzida ao processo.
Foi responsável por concursos de grande abrangência, como o dos Correios, que atingiu 1,6 milhão de candidatos inscritos, superando largamente o volume mínimo exigido para o CNU.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que a contratação da banca organizadora deverá ser concluída até meados de junho, com o edital previsto para ser publicado em julho.
Com o enorme volume de candidatos esperado e a complexidade da operação, a escolha da instituição responsável será decisiva para garantir transparência, agilidade e segurança na nova edição do Concurso Nacional Unificado.
Definição da banca: até junho de 2025
Publicação do edital: julho de 2025
Inscrições: julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
Resultado final: fevereiro de 2026
A plataforma mais completa para concursos com acesso a todos os cursos do nosso site está aqui, pronta para te ajudar a alcançar a aprovação. Ao assinar, você terá acesso imediato a tudo o que precisa: teoria completa, questões comentadas, materiais de apoio em PDF, sessões tira-dúvidas com os professores e o método definitivo para a conquista da estabilidade.
A nossa missão? Fazer de você um servidor público. Assine agora e comece a sua preparação com o pé direito.