Todos nós precisamos de motivação: é aquele impulso positivo que te faz transformar a sua própria realidade para melhor. E em se tratando de concursos públicos, motivar-se é mais uma tarefa que deve ser integrada à sua rotina. Todos os concurseiros que conheço, que são milhares, que passaram nas provas e tiveram bons resultados mantiveram-se motivados ao longo do percurso; do contrário, não alcançariam a aprovação, pois a caminhada é desafiadora e cheia de obstáculos.
Cada pessoa é um indivíduo único, com uma experiência única e que se motiva de forma exclusiva. Nem sempre aquelas frases ou discursos de pessoas nas redes sociais que todo mundo segue são motivadores para você – e nem precisam ser. É totalmente errado acharmos que somos todos iguais, somos diferentes e reagimos de maneira diferente perante cada situação, então não se sinta mal pelo fato de você não se identificar com alguém e também não julgue quem pensa diferente. Né?
Você tem que descobrir o teu propósito, o que te motiva, é uma qualidade de vida? Estabilidade? Viagens? Melhor vida para você e seus familiares? Mudar de cidade? Busque todos os dias aquilo que tenha significado para você e que impacte positivamente a sua vida – podem ser músicas que gosta, leituras edificantes, conversas com pessoas que admira, podcasts motivacionais, programas e roteiros de estudo funcionais e divertidos, pessoas que tenham sido aprovadas em concursos públicos com ótimas práticas de estudo e que superaram as intempéries, etc. Procure seguir e se aproximar de pessoas que acrescentam na sua vida e se afaste de tudo aquilo que te atrapalha.
Por mais que a motivação seja uma necessidade humana, não faça dela uma obrigação mecânica e metódica. Aquilo que o motiva precisa fazer sentido para que seja efetivo. Busque novas formas de se motivar e de fazer as coisas, instigando-se e permitindo-se inspirar. Proporcione a si mesmo motivação todos os dias. Inclusive quando você por alguma razão não estiver motivado(a), tenha disciplina, pois ela fará com que você faça o que tem que ser feito independentemente de qualquer coisa.
É insano você querer ter um resultado diferente se você está fazendo a mesma coisa sempre. Muitas vezes para encontrar a motivação, é preciso mudar seus hábitos de vida – ainda mais quando há tempos você não se sente motivado. Reveja o contexto em que está inserido e analise possíveis problemas e impedimentos que tenham a ver com se manter motivado – desde a alimentação desregrada às horas de sono negligenciadas até ao que as pessoas ao seu redor falam sobre a sua escolha pelo concurso público e que você dá ouvidos. Os hábitos têm tudo a ver com o sentimento de dever cumprido e com a possibilidade de aprovação – os seus resultados muitas vezes estão relacionados aos hábitos que cultiva. Além disso, rever seus hábitos também pode ser um processo motivador.
Pare de enxergar defeitos e problemas em tudo, identifique os seus pontos fortes, aquilo que você tem de positivo e com o qual você pode contar. Tudo depende de perspectiva, o copo pode estar meio cheio ou meio vazio, procure sempre o lado positivo das coisas. Procure nos momentos desafiadores exaltar as fortalezas, pois elas dão segurança e motivação para enfrentar as dificuldades.
Você deve ter ouvido falar que concurseiro não pode ter vida social, que deve estudar de domingo a domingo, ISSO NÃO É VERDADE. Nenhum ser humano consegue ficar meses sem desopilar a mente. Equilíbrio é essencial na vida.
Os momentos de lazer jamais devem ser negligenciados em qualquer fase da vida – até mesmo quando você estiver se preparando para um concurso público. Reserve em sua rotina momentos para fazer o que você gosta externamente (fora do ambiente de estudo) e estar com pessoas que sejam importantes para você.
Se você está estudando sem edital aberto, separe 1 dia inteiro por semana para fazer o que você gosta e estar com as pessoas que você gosta, quando tiver edital na praça, tudo muda, tenha a disciplina de estudar todos os dias e separe algumas horas para relaxar.
Você não tem tempo para perder e tem que otimizar o máximo o seu processo de estudos para poder potencializá-lo. Quando você escolhe bons materiais e métodos de ensino (como Assessoria e métodos de estudo para Concursos Públicos, por exemplo) que privilegiem não apenas as suas necessidades educacionais, mas também que sejam construídos através de abordagens criativas e motivacionais, você terá mais condições de ser aprovado.
De acordo com as pesquisas 85% dos concurseiros sabem que não conseguiram os resultados desejados devido a falta de inteligência emocional, pois já identificaram que o problema principal não é a ausência de conteúdo e sim saber lidar de uma maneira equilibrada com as diferentes situações que enfrentam durante o processo de estudos e durante a prova. Procure apoio e cursos que desenvolvam essa área para que o resultado venha mais rápido e você não fique anos sem a tão sonhada aprovação. Eu sei o que estou falando, Seja Resilience e você verá o giro de 180º. na sua vida.
Não há nada mais motivador do que seus próprios resultados positivos! Se você fez uma prova e não conseguiu ser nomeado por 2 questões, vibre, você está batendo na trave, daqui a pouco você estará fazendo gol. Inspire-se nas pequenas vitórias e superações que tem todas as semanas em sua preparação para o concurso público. Para isso, organize os seus estudos em uma rotina assertiva e baseada em suas necessidades – é mais fácil estudar por rotina, inclusive a capacidade do cérebro de memorizar é otimizada quando seus horários e atividades são claros. Organize a sua agenda e cronograma de estudos, quem não tem agenda vira agenda dos outros.
Uma resposta
Estou caminhando a tempos pra uma aprovação é difícil .Mais acho que estava estudando do jeito errado.Voce me motivou…Queria desistir mais quando vi seus vídeos estou acreditando mais em mim.Ja sou assinante..
Da admfl. Obg professora.